quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A EBD precisa de estrategistas, aonde estão nosso homens e mulheres de Issacar?

A EBD precisa de estrategistas, aonde estão nosso homens e mulheres de Issacar?


Os que vieram a Davi em Hebrom

"dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra" (1Cr 12:32). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida Sociedade Bíblica do Brasil.



No Antigo Testamento há uma história interessante em 1 Crônicas 12. Davi estava sendo perseguido por Saul, e enquanto ele estava escondido, Deus enviou a ele alguns homens que são descritos como valentes. O primeiro grupo de homens eram hábeis com o arco e flecha, e com a funda. Eram exímios atiradores com ambas as mãos. Estes homens estariam por trás das linhas e atiravam flechas e pedras sobre as linhas de frente para infligir ferimentos no inimigo.

O segundo grupo de homens eram hábeis no uso do escudo e da espada, moviam-se rapidamente, e tinham um espírito tenaz. Eles lutariam corpo a corpo com o inimigo na linha de frente. Uma terceira categoria de homens entendiam os tempos e sabiam o que Israel devia fazer. Eles eram os estrategistas que desenvolveram o plano mestre para a batalha. Nós hoje precisamos ser como os homens de Issacar. Precisamos ser pessoas que entendem nosso tempo, sabermos o que devemos fazer, e ter a coragem de fazê-lo.

Durante o último meio século, temos vivido em uma explosão de informações. Mais informações foi produzido nos últimos 30 anos do que nos últimos cinco mil. Hoje, a informação dobra a cada cinco anos.

Toda esta informação é boa. Certo? Errado! Hoje, temos de lidar com novos desafios, como amnésia de sobrecarga, que ocorre quando o cérebro de um indivíduo é desligado para se proteger. Alguma vez você já esqueceu informações simples como nome de um amigo ao tentar apresentá-lo para outra pessoa? Isso é amnésia de sobrecarga. Ou você já esqueceu o próprio número do seu telefone celular? Ou ainda já estudou exaustivamente para um exame para em menos de uma hora mais tarde esquecer praticamente tudo? Isso chama-se "disfunção da memória do jantar chinês", uma ênfase indevida na memória de curto prazo. É o resultado de uma "cacofonia informativa", muita exposição à informação, de modo que você acaba de ler ou ouvir alguma coisa, mas não se lembra mais disso.

A exposição a esta proliferação de informação criou uma geração de pessoas com diferentes necessidades, necessidades que exigem novos modelos de ministério. O problema é que muitas igrejas continuam a usar modelos de ministério que não abordam as diferentes necessidades que as pessoas têm hoje.


A Escola Dominical precisa comunicar visualmente

Uma diferença interessante entre as últimas três gerações é o contraste na orientação auditiva e visual. A geração nascida antes de 1950 lia livros, jogava jogos (tabuleiro, xadrex, cartas), e ouvia rádio. Eles foram e são uma geração que sabe sentar em silêncio e ouvir. As próximas duas gerações, popularmente conhecidos como baby boomers e "X", foram as primeiras gerações a sofrerem exposição visual da televisão e vídeo. Elas são orientadas visualmente, e os sinais indicam que as próximas gerações vão ser ainda mais ligadas a meios visuais.
Igrejas que efetivamente deseja atingir estas gerações mais jovens devem levar a sério a necessidade de comunicar visualmente. Em um formato simples, o uso popular de projetores para o ensino é um exemplo da eficácia da comunicação visual.

As pessoas estão sendo bombardeadas por tanta informação que elas têm dificuldade para ouvir mais informações

Como se comunicar com pessoas que estão cada vez mais entediadas? A televisão dá a impressão de que a vida se move a um ritmo mais rápido do que ela realmente se move. As pessoas subconscientemente comparam o mundo real com o ritmo acelerado, pulso orientado para a ação de uma série de televisão. Os comerciais de televisão criaram períodos curtos de atenção. Cenas de perseguição e tiros de ação rápida mudança criaram um clima em que as pessoas tendem a se concentrar apenas cerca de trinta segundos. Meia-hora de programas são divididos em uma série de segmentos de dez minutos cada, permitindo que os telespectadores usem o banheiro ou irem à geladeira em intervalos precisos. Olhe para qualquer estudo recente sobre por que as pessoas não vão à igreja e você vai descobrir que as pessoas pensam que os cultos da igreja são chatos. Hoje as pessoas são bombardeadas com informação, com imagens constantes, argumentações de vendas, e outros estímulos visuais para manter sua atenção. Então, quando as pessoas visitam uma igreja, normalmente vai encontrar um culto ou uma EBD lentos com pouco apelo visual. Confrontados com a falta de estímulo, suas mentes começam a vaguear, levando a sentimentos de tédio.
Pessoas que acham que igrejas são chatas não significa que acham Deus chato nem que a Bíblia é chata. O que elas querem dizer é que o ritmo é chato. A Escola Dominical deve prender a atenção das pessoas através do desenvolvimento de aulas dinâmicas. Os professores devem ser criativos, combinando elementos de humor, som, imagem, movimento, cheiros e energia para criar um ambiente onde o ensino possa acontecer.

Recentemente postei um recurso visual que imprime toda a vivacidade que a história bíblica requer. Não é um recurso visual inerte mas ele confere cinestesia, percepção de movimento e resistência.


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As pessoas se opõem a mudança, resistem a fazer amigos, e estão sós

De um modo geral, a nossa sociedade não tem sido boa com relacionamentos. A mobilidade das pessoas tem destruído as redes naturais da família, amigos e vizinhos. Trabalhar mais longe de casa tem criado uma sociedade onde as pessoas têm se tornado essencialmente suburbanas, ou com dois empregos, o seu trabalho de 20 horas semanais exigem muito delas. A exposição a muitas pessoas, muita informação, e também muitas expectativas leva a pessoas a resistirem a relacionamentos, mesmo quando elas querem.

Paradoxalmente, as novas gerações que possuem um rol infindável de amigos virtuais no facebook e outros tantos seguidores no tweeter padecem de amizades no mundo real, as pessoas não estão dispostas a irem a uma igreja, local potencialmente promissor para novos relacionamentos. Battista Soares, propõe para a sociedade moderna a Pedagogia Existencial. Não é uma pedagogia só para expor informaçã, focada principalmente na aprendizagem de conteúdos mas, também para superar os desafios existenciais como por exemplo, a afetividade. Ele assinala:

Diz-se de um garoto que se encurvava ante o vento fustigane, ao mesmo tempo em que andava com todo o cuidado por sobre a calçada revestida de gelo. Estava escorregadia. Fazia muito frio! Um frio cortante, picante.
O garoto procurava manter o paletó colado ao pescoço e afundar a cabeça despenteada por entre as ourelas da gola virada. Cada hábito que expirava se convertia em massa congelada naquela gélida manhã. Era inverno em Chicago, e o garoto se dirigia à Escola Dominical. Visto que não dispunha de muito dinheiro para condução, preferia andar a pé os cinco quilômetros, a cortar ruas e avenidas inteiriças. Mas, chovesse ou fizesse sol, fosse quente ou frio, domingo após domingo, lá estava o menino no seu posto, na Escola Dominical.
Naquela manhã o frio estava mais rigoroso do que o comum. Contudo, o mau tempo não fora capaz de deter o menino. Lá ía ele, quarteirão após quarteirão, passando por muitas igrejas e escolas dominicais. Algumas eram vastas e imponentes; outras pequenas, menos expressivas. O garoto, porém, continuava firme na sua caminhada.
Ao dobrar a esquina de um edifício de largas dimensões desviou-se para a entrada para, por um momento, fugir à ventania e respirar livrimente. Entretanto, alguém o havia precedido, tomando-lhe o lugar. Ao virar a esquina, quase foi de encontro a um senhor alto, que se postara colado à parede.
O cavalheiro segurava com uma das mãos ao chapéu na cabeça, e, com a outra, a Bíblia.

Sorriu para o garoto e lhe disse:
- Olá. Aonde vai você nesta manhã tão fria?
- À Escola Dominical - respondeu o garoto.
- Muito bem - explicou o home. - Eu sou professor da Escola Dominical. Qual é a Escola Dominical que você frequenta?
- Oh, a Escola Dominical do sr. Moody - respondeu o garotinho.
O homem se mostrou admirado, ao fitar o menino.
- Fica bem longe daqui! - disse o home. - Por que não vêm comigo à minha Escola Dominical? É bem perto, e você não terá que andar uma distancia tão grande. Hoje está fazendo um frio insuportável não acha?
- Não senhor, muito obrigado - respondeu o menino.
- E por que não? insistiu o professor.
- Acho que não - reiterou o garoto. - Quero mesmo é ir à Escola Dominical do Sr. Moody.
Quando o professor verificou que não seria capaz de persuadir ao garoto a ir para outra parte, indagou-lhe porque preferia andar tanto, numa manhã tão fria, só para assistir a Escola Dominical do Sr Moody.
O menino fitou bem o homem, com toda sinceridade de criança.
- Bem - disse ele. - É por que lá eles gostam muito da gente.
O menino tinha toda razão. O melhor lugar do mundo para se estar é onde se importam com as pessoas. Onde elas se sentem realmente amadas e seguras. O aluno estará disosto a ir até mesmo aonde for quase impossível - ainda que tenha de enfrentar frio, nevoeiro e tempestade - em busca de uma escola que saiba se importar com ele. Uma escola que saiba amá-lo de verdade, onde ele possa se sentir em casa, como se fosse sua própria família.


Entre em qualquer classe da Escola Dominical de adultos e geralmente você poderá dizer a idade do grupo que usou a classe pela disposição dos assentos das cadeiras. As classes de adultos mais velhos normalmente organizam os assentos em linhas retas. Classes mais jovens, normalmente organizam suas cadeiras em um círculo ou semi-círculo para permitir uma maior partilha. Embora possa não ser completamente verdadeiro, muitas pessoas percebem que os pequenos grupos são relacionais e aulas da Escola Dominical são menos relacionais.
O movimento de pequenos grupos tem causado medo entre alguns professores da Escola Dominical de adultos. Em algumas situações, a frequencia do pequeno grupo subiu, e a freqüência da escola dominical diminuiu. Uma das razões para esta tendência é o desejo das pessoas por ambientes mais relacionais e de ensino. Educação cristã em nossos tempos de mudança precisa desenvolver um estilo relacional, se for para ser eficaz na educação de adultos nos próximos anos. Gerações mais jovens de hoje são solitárias e serão atraídos para as classes e grupos que proporcionam uma sensação de relacionamento.

O Pastor Rick Warren, da Igreja Saddleback, diz que "a propaganda deverá trazer as pessoas para sua igreja por um tempo, mas não vai trazê-los de volta a menos que você possa entregar as mercadorias." As primeiras mercadorias que os recém-chegados devem receber é a atmosfera de simpatia das pessoas já no estacionamento da igreja e encontrar nas salas de aula um ambiente de amizade e empatia, professores ledos, e não antipáticos, "coronéis do saber" como bem assinala Battista Soares.


As pessoas têm menos tempo livre, e estão cada vez mais difíceis de se recrutar

Recrutar, desenvolver, reter e formar professores de qualidade que sejam comprometidos e piedosos nunca foi fácil. Basta perguntar a qualquer pessoa que tenha sido superintendente da Escola Dominical, no entanto, é ainda mais difícil em nossos tempos. Educadores cristãos acham que a nossa sociedade de ritmo acelerado imuniza as pessoas contra um compromisso de longo prazo. As pessoas são suspeitas de ficarem presas em uma missão de ensino ao longo da vida. Recrutamento hoje assume um estilo mais relacional de ajudar as pessoas a encontrarem e usar seus dons espirituais. Neste curso postamos um modelo de contrato pedagógico que tem mais por objetivo esclarecer às pessoas que elas não ficarão presas indefinidamente ao cargo de professor. Também já fizemos mênção de um currículo ainda não disponivel no Brasil que atende a demanda de falta de tempo dos professores para prepararem um plano de aula.

Construir em torno das necessidades Adultos

Pesquisa no campo da educação de adultos descobriu que adultos aprendem melhor quando têm a necessidade de aprender. Na educação convencional o aluno é obrigado a ajustar-se a um currículo estabelecido, na educação de adultos o currículo é construído em torno das necessidades do aluno. Quais são as necessidades dos adultos? Quais são as necessidades do nosso povo? Construir suas classes em torno das experiências, situações, relações em que os adultos estão envolvidos, eles aprendem melhor quando têm de aprender. Use os dolorosos "momentos de ensino" de experiência adulto para ensinar-lhes a Palavra de Deus. Ajudá-los a lidar com as feridas da vida, segurando a mão de Deus, em vez de fugir.
Experiências dos adultos são, talvez, o aspecto mais importante da sua aprendizagem. Para entender e construir a educação cristã dos adultos em torno de suas experiências, de modo algum significa subordinar a Palavra de Deus para a experiência dos adultos. Pelo contrário, é integrar a Escritura na experiência adulta para que as experiências sejam compreendidos e julgados pela Escritura. Todos os estudantes da Bíblia entendem que as narrativas das Escrituras (particularmente o Velho Testamento) dão conta das lutas e experiências do povo de Deus. E elas foram escritas para nós como um exemplo: "Agora, essas coisas aconteceram a eles como exemplo, e foram escritas para nossa instrução" (1 Coríntios 10:11).

[1] Soares, Battista - Por uma pedagogia Existencial - Visão Global Editora/Arte Editorial, São


Fonte: www.escoladominical.net
Paulo - 2010.